Apresentação dos retiros espirituais

Desde as suas origens, a Abadia de São José organiza Retiros para que os leigos possam participar das riquezas da vida contemplativa. Estes Retiros inspiram-se nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

O Crucifixo
"Pedirei o conhecimento íntimo do Senhor que se fez homem por mim, com o fim de O amar com mais ardor e segui-Lo com mais fidelidade."
Exercícios Espirituais, n. 104
"O chamamento à santidade somente pode ser ouvido e seguido no silêncio da adoração diante da transcendência infinita de Deus." Devemos confessar que todos necessitamos deste silêncio carregado/investido? da presença adorada (...) Todos, crentes e incrédulos, temos necessidade de aprender o valor do silêncio que permite ao Outro (Deus) falar, quando e como quiser e que nos permite a nós comprender esta palavra. Na práctica isso supõe uma grande fidelidade à oração litúrgica e pessoal, ao tempo consagrado à oração mental e à contemplação, à adoração eucarística, aos Retiros mensais e aos exercícios espirituais."
João Paulo II, Exortação Apostólica Vita Consecrata, 25 de Março de 1996.
Nossa Senhora

"Representarei a casa onde se encontra Nossa Senhora, considerando em particular a habitação e o oratório da Mãe do Salvador "
Exercícios Espirituais, n. 220

"Jesus ressuscitado apareceu em primeiro lugar à Virgem Maria."
Exercícios Espirituais, n. 299

"Nas nossas comunidades Missionárias da Caridade, desde a origem que fazemos os Exercícios Espirituais de Santo Inácio , os quais são muito belos e muito proveitosos . Aconselho-os a todos: não são destinados exclusivamente aos religiosos. São tanto mais frutuosos quanto o sacerdote que os orienta, permanece atento e fiel ao método legado por Santo Inácio."
Beata Madre Teresa de Calcutá, em 14 de Setembo de 1986

Data dos Retiros e inscrição